transparencia

transparencia

?UMA ANÁLISE DA TRANSPARÊNCIA PÚBLICA EM UM MUNICÍPIO DO INTERIOR PAULISTA
INTRODUÇÃO
A rede mundial de computadores (Internet) tem realizado significativas mudanças no processo de comunicaçãohumana, de modo que as formas tradicionais de comunicação atualmente contem com o auxílio de recursos tecnológicos que permitem que a distância geográfica se torne um conceito relativo.
Adifusão desse recurso tecnológico, que na opinião de Oliveira e Martinez (2007) tem papel preponderante como meio de propagação de informação e conhecimento em diversas áreas, além de acesso múltiplo emassivo, já permite que o mesmo seja utilizado complementarmente, inclusive por recomendação legal (Lei Complementar nº101/2000, Lei Complementar nº131/2009 e Lei nº9. 755/1998), para divulgação deinformações dos atos da administração pública.
No Brasil a adoção da prática de na área pública está em ascensão. E um dos seus pilares é a transparência.
Acerca da transparência, algumascaracterísticas podem ser destacadas: informação livre, disponível, compreensível, diretamente acessível aos que serão afetados pelas decisões delas decorrentes, prestadas de forma completa em meios decomunicação adequados. Além disso, a palavra “transparência” traz consigo um importante conjunto de associações morais e políticas, entre as quais: honestidade, lisura e abertura.
A legislaçãobrasileira assegura alguma transparência ao definir o direito de informação e ao impor um determinado padrão ético à administração pública em todas as esferas de poder governamental, em todos os níveisfederativos (Gomes Filho, 2005). Porém, a despeito de obrigações legais, a transparência está estreitamente relacionada à “disposição de informar” ou, ainda, responsabilidade em prestar contas(accountability) em decorrência da responsabilidade da gerência de recursos públicos. (Gomes Filho, 2005).
Assim, o objetivo dessa pesquisa, é analisar o nível de transparência em um município do interior…