Trabalho Ed

Trabalho Ed

?As Implicações do Consumo de Álcool e seus Reflexos no Rendimento Esportivo
A prática de atividades físicas é um fator importante para a manutenção de uma vida saudável, tanto quanto a alimentaçãoadequada, a adoção de comportamentos seguros na vida social e sexual, a proteção contra acidentes, violência e o abuso de substâncias psicoativas.
Muitas vezes a mídia e a publicidade associam afigura de esportistas com o consumo de bebidas alcoólicas ou mesmo cigarros, procurando fazer crer que uma vida dinâmica, bem sucedida ou agradável incluiria o uso dessas substâncias. Este é um fator queestimula, principalmente os jovens, a beber e a fumar.
A realidade, no entanto, é que, se as drogas não produzem a capacidade atlética de uma pessoa, a prática de esportes também não é uma garantia denão abuso delas.
As drogas mais freqüentemente usadas pelos que se dedicam à prática de esportes são os esteróides anabolizantes, relacionados ao hormônio masculino. Pelo fato de produzirem aumentoda massa muscular, são procurados por atletas ou pessoas que querem melhorar a performance ou a aparência física. Esta substância pode ter uma certa influência no desempenho de um esportista, mascausa também efeitos adversos, principalmente nos adolescentes e por isso, aqueles que se submetem a longos períodos com anabolizantes têm, em geral, uma carreira curta.
Pelos danos causados ao organismoe pela produção de desempenhos artificiais e provisórios, os anabolizantes são proibidos em todas as competições esportivas, sofrendo rigoroso controle.
O álcool, uma substância depressora dosistema nervoso central, não produz nenhum efeito facilitador da prática de esportes, mas um consumo moderado de bebidas alcoólicas, poucas vezes por semana, não chega a prejudicar o rendimento esportivo.Um bebedor pesado ou um dependente de álcool, no entanto, dificilmente conseguem manter uma atividade física constante, pois o uso crônico dessa substância compromete a concentração e a capacidade…