Trabalho Do Ava Aula 3 Globaliza O

Trabalho Do Ava Aula 3 Globaliza O

?
SERTÃOZINHO
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO
ANÁLISE EXPLORATÓRIA: ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
PROFESSOR (A): NELSON BRAVO
AULA TEMA: A GLOBALIZAÇÃO, A CRISE ECONOMICA GLOBAL E O SURGIMENTO DOS BRICS
ALUNO/RA:
ANDERSON DE OLIVEIRA AMORIM 6820475586
CLAUDINEY FILGUERA 6248216392
DAIANE FERREIRACRUZ 6816454622
IVAN GARCIA RAIMUNDO 6659410589
LÉIA QUERÓZ CAMPANINI SILVA 6446298767
SERTÃOZINHO
2015
1. Introdução
O objetivo deste trabalho é abordar o fenômeno da globalização, nos campos econômico, cultural e político, inicia – se em meados do século XIX, destacando o capitalismocontemporâneo e o outsourcing onde grandes marcas aproveitaram para ampliar sua produção e mercado de consumo, ao qual se destaca várias empresas se aproveitaram para dar um upgrade em relação ao mercado.

2. Desenvolvimento
2.1 Globalização
A globalização econômica pode ser entendida como a ocorrência simultânea de três processos. O primeiro é o crescimento extraordinário dosfluxos internacionais de bens, serviços e capital.
O segundo processo é o acirramento da concorrência internacional. A evidência empírica é pontual e, portanto, não há indicadores agregados a esse respeito. No entanto, a chamada “agenda da competitividade” tem tido um papel cada vez maior na definição das estratégias de desenvolvimento econômico ou das políticas de relações exteriores. Por exemplo,os Estados Unidos, em meados dos anos 80, alteraram o nome da sua Lei de. Comércio Internacional para Lei de Comércio e Competitividade Internacional.
O terceiro processo é o da crescente interdependência entre agentes econômicos e sistemas econômicos nacionais. No período 1982-2000, os ativos totais das empresas transnacionais cresceram a uma taxa média anual (valores correntes) de 14,4%, e asvendas das subsidiárias e filiais dessas empresas cresceram 10,8% ao ano (Ibid). Na medida em que as exportações e as importações de bens e serviços tendem a crescer a taxas superiores à renda nacional, há o aumento do grau de abertura externa das economias nacionais.
Assim, a globalização econômica pode ser entendida como a ocorrência simultânea de três processos: crescimento extraordinário dosfluxos internacionais de produtos e capital, acirramento da concorrência internacional e maior interdependência entre empresas e economias nacionais.
Em relação a globalização cultural é um conceito bastante complexo, no entanto é basicamente o conjunto de diversos aspectos, tais como crenças, valores, tradições, leis, morais e línguas de uma sociedade. Globalização é o comércio, intercâmbio realizadoentre diversas multinacionais. E Globalização Cultural, é o meio no qual se desenvolvem o intercâmbio (troca) das várias culturas dos vários países, devido às trocas de pessoas de uns países para outros.
Globalização é um conjunto de transformações na ordem política e econômica mundial visíveis desde o final do século XX. Trata-se de um fenômeno que criou pontos em comum na vertente econômica,social, cultural e política, e que consequentemente tornou o mundo interligado, uma Aldeia Global.
O processo de globalização é a forma como os mercados de diferentes países interagem e aproximam pessoas e mercadorias. A quebra de fronteiras gerou uma expansão capitalista onde foi possível realizar transações financeiras e expandir os negócios – até então restritos ao mercado interno – para mercadosdistantes e emergentes.
As transformações vão estabelecendo uma reconfiguração dos que vivem do trabalho, entre os quais se destacam a diminuição do operariado, o crescimento dos trabalhadores no setor de serviços, a subcontratação e a organização em rede. Mudanças que nem sempre significam uma valorização das ocupações. Pelo contrário, estão produzindo uma maior segmentação e pulverização…