Trabalho De Portugues

Trabalho De Portugues

?INTRODUÇÃO: RENATO RUSSO.
Renato Russo (1960-1996) foi um cantor e compositor brasileiro, fundador e vocalista da banda de Pop Rock, a “Legião Urbana”, que participou da efervescência do rock brasileiro dos anos 80.
Renato Manfredini Júnior (1960-1996) nasceu no Rio de Janeiro, no dia 27 de março de 1960. Filho de funcionário público viveu dois anos nos EUA por conta de uma transferênciaprofissional de seu pai. As influências que adquiriu naquele lugar foram determinantes em sua futura carreira de músico.
No Brasil, Renato Russo, já adolescente, criou a banda Aborto Elétrico, que continha fortes traços da música punk. Depois, juntou-se a Marcelo Bonfá, Eduardo Paraná e Paulo Guimarães e formou a banda Legião Urbana. Na nova banda, Renato Russo já tinha adquirido influênciasimportantes, do cantor Morrissey da banda The Smiths, e de Robert Smith, da banda The Cure. No ano de 1983, Dado Villa-Lobos assumiria a guitarra da banda.
A banda Legião Urbana participou da efervescência do rock brasileiro dos anos 80. Entre as músicas mais tocadas nas rádios e na televisão, a Legião Urbana sempre estava entre as cinco primeiras. Os álbuns mais importantes são “Legião Urbana 2” (1986) e“Quatro Estações”(1989). Entre seus sucessos destacam-se “Será” (1985), “Eduardo e Mônica” (1986), “Que País é Esse” (1987), “Pais e Filhos” (1989), entre outros.
Renato Russo iniciou a carreira solo em 1993 e no ano seguinte lançou “The Stonewall Celebration Concert” (1994), em seguida “Equilíbrio Distante” (1995), interpretando canções italianas, e “O Último Solo” (1997).
Renato Russo faleceu no Riode Janeiro, no dia 11 de outubro de 1996, em decorrência da AIDS, doença que foi diagnosticada em 1989.
QUESTÕES
Que tipo de narrador encontramos na canção?
Narrador em terceira pessoa (O próprio Renato Russo, um narrador onisciente neutro).
Quais são as principais personagens? Caracterize-as comparando com os jovens dos dias atuais fazendo uma tabela com duas colunas uma para caracterizarEduardo e outra para caracterizar Monica.
Eduardo e Monica.
Eduardo
Monica
Preguiçoso
Inteligente
Humilde
Bem sucedida
Pueril
Resolvida
Influenciável
Brilhante
Jovem
Burguesa
Inexperiente
Madura
Inocente
Descolada
Há vários usos distintos de diminutivos na letra. Os diminutivos são usados para mostrar ou dizer alguma coisa? Explique.
Na maioria das vezes, o diminutivo frisa a inferioridade deEduardo referente a Monica, como por exemplo a forma de referencia a “aulinhas”, “cursinho”, “filhinho”, “boyzinho” e “carinha”.
Que diferenças há entre Eduardo e Monica e os jovens de hoje?
Não muita. Eduardo principalmente é um retrato disso. Ele foi descrito como um jovem preguiçoso, imaturo, desligado, parecido com os da atualidade. Monica gostava de beber e ir em festas legais.
Como o casalresolvia os problemas de relacionamento?
Eduardo era bem mais novo e Monica, por ser mais velha, era bem mais madura. Provavelmente eles resolviam como os casais resolvem, com dialogo (independente das brigas, os dois se completavam, que nem feijão com arroz!)
Há várias gírias dos anos 80 no texto. Elas são de fácil compreensão? Poderíamos substituí-las por quais gírias atualmente? Por que há o uso degírias pelos jovens?
Muitas das gírias antigas são usadas atualmente. Por exemplo, birita, que se refere a bebida. Os jovens costumam usar a gíria para se comunicar, devido a fácil compreensão e entendimento que ela proporciona. A gíria é de uso informal e serve para tornar nossa conversa diária menos chata.
Por que o filhinho é do Eduardo e não o filhinho do casal ou da Mônica?
É interessantenotar que é o filho do Eduardo e não de Mônica, pelo fato do mesmo ter ficado de recuperação, o musico quis frisar o fato da criança ter puxado ao pai.
Qual é o espaço das ações do casal?
A história se passa em Brasília, mas o casal viaja por vários lugares.
Qual estilo é a canção (Pop, rock…)?
Pop.
Qual é o andamento da música (lento, rápido, médio)?
Medio.
Qual é o clima da música…