Trabalho De Planeamento

Trabalho De Planeamento

INDICE
1. INTRODUÇÃO 2
2. MISSÃO 5
3. VISÃO 5
4. OBJECTO SOCIAL DA EDP GÁS COMERCIAL: 5
5. COMPROMISSOS 6
6. ANÁLISE PEST – MEIO ENVOLVENTE EXTERNO 7
7. CARACTERIZAÇÃO DO MEIO ENVOLVENTE TRANSACCIONAL 13
8. MODELO DAS CINCO FORÇAS DESENVOLVIDO POR MICHAEL E. PORTER 16
9. ANÁLISE SWOT 19
10. POSICIONAMENTO ESTRATÉGICO 21
11. PLANO A 3 ANOS 22
12. ESTRATÉGIA 23
13.ACÇÃO 24
14. CONTROLO 25
15. CONCLUSÃO 26
16. BIBLIOGRAFIA 27

1. INTRODUÇÃO
O presente trabalho consiste na caracterização e formulação estratégica para a organização EDPGás Comercial, empresa comercializadora de gás natural.
A EDPGás Comercial é uma empresa detida a 100% pela EDPGá SGPS, que pertence à multinacional Portuguesa EDP.
A EDP é caracterizada por:
18.4 GW de capacidadeinstalada;
3 GW de projectos hídricos em construção ou desenvolvimento;
12.300 Colaboradores, em 8 países (Portugal, Espanha, Brasil, França, Bélgica, Polónia, Roménia e EUA),
Mais de 5 GW de capacidade eólica;
Capitalização bolsista> 9 mil milhões (*) capitalização Bolsista em 31-Dez-2008;
Visão: Uma empresa global de energia, líder em criação de valor, inovação e sustentabilidade;
Compromissos emcolocar-se sempre no lugar dos clientes, ouvi-los e surpreende-los. Responsabilidade social e ambiental, cumprir com os objectivos propostos, liderar e exigir excelência. Com os seus colaboradores tem uma conduta de ética, promove o rigor profissional, a iniciativa, o trabalho em equipa e desenvolvimento mérito.
A EDP Gás Comercial é responsável pela comercialização de Gás Natural em regime livre, emtodo o território nacional, detém licença de comercialização desde Janeiro 2008, tendo dado início à sua actividade de comercialização em 2009, altura em que a comercialização de gás ficou liberalizada para clientes com consumo anual superior a 10.000m3.

A EDPGás Comercial opera com a marca EDPGás; para além desta empresa a marca é utilizada pelo grupo de empresas que operacionalizam a área dogás no grupo EDP:
EDP Gás – S.G.P.S., S.A., (sub-holding para a área do gás detida a 100% pela EDP, é responsável pela gestão de todas as actividades desenvolvidas pelo Grupo EDP ao longo da cadeia de valor do gás, designadamente aprovisionamento, transporte, distribuição e comercialização, a nível ibérico.)
À EDP Gás Distribuição ou Portgás, foram atribuídas as funções de operador da rede dedistribuição, à qual têm acesso, em condições de igualdade, todos os agentes de mercado que pretendam fornecer Gás Natural a clientes na zona de concessão litoral norte. A EDP Gás Distribuição é responsável pela operação e manutenção da rede de distribuição.
A EDP Gás Serviço Universal é a comercializadora de último recurso retalhista para a zona de concessão da EDP Gás Distribuição, sendo responsávelpelo fornecimento de Gás Natural no mercado regulado.
A EDP Gás Comercial é a comercializadora de gás natural no mercado liberalizado em Portugal e actua como front office das empresas desta unidade de negócio nos mercados de trading e sourcing internacionais.
A EDP Gás Propano é responsável pelo negócio de comercialização de gás de petróleo liquefeito, que inclui a operação e manutenção darede.
A Naturgas Energía é a marca sob a qual a EDP Gás actua em Espanha. É o segundo distribuidor gasista do mercado espanhol, presente com infra-estruturas próprias em nove Comunidades Autónomas: País Basco, Astúrias, Cantábria, Catalunha, Castela e Leão, Estremadura, Madrid, Múrcia e Navarra. Nas duas primeiras comunidades referidas é líder no gás, sendo também o segundo operador de electricidadedo País Basco. É ainda transportadora de gás e comercializadora de gás e electricidade
No sector do Gás Natural, a EDP é o segundo maior operador de distribuição da Península Ibérica.
O Gás Natural chegou a Portugal em 1993, altura em que foram assinados os contratos de concessão de importação, transporte, armazenamento e fornecimento de gás natural.
Desde então desenvolveu-se um projecto que…