Trabalho De Engenharia

Trabalho De Engenharia

?Em MUITAS vezes em que uma coisa varia de forma não-linear, essa coisa segue uma equação de segundo grau.
Aplicações práticas das parábolas
Dentre as dezenas de aplicações daparábola a situações da vida, as mais importantes são:
Faróis de carros: Se colocarmos uma lâmpada no foco de um espelho com a superfície parabólica e esta lâmpada emitir um conjunto deraios luminosos que venham a refletir sobre o espelho parabólico do farol, os raios refletidos sairão todos paralelamente ao eixo que contem o “foco” e o vértice da superfícieparabólica. Esta é uma propriedade geométrica importante ligada à Ótica, que permite valorizar bastante o conceito de parábola no âmbito do Ensino Fundamental.
farol
Antenas parabólicas: Seum satélite artificial colocado em uma órbita geoestacionária emite um conjunto de ondas eletromagnéticas, estas poderão ser captadas pela sua antena parabólica , uma vez que o feixede raios atingirá a sua antena que tem formato parabólico e ocorrerá a reflexão desses raios exatamente para um único lugar, denominado o foco da parábola, onde estará um aparelho dereceptor que converterá as ondas eletromagnéticas em um sinal que a sua TV poderá transformar em ondas que por sua vez significarão filmes, jornais e outros programas que você assistenormalmente.
antena
Radares: Os radares usam as propriedades óticas da parábola, similares às citadas anteriormente para a antena parabólica e para os faróis.
Lançamentos deprojéteis: Ao lançar um objeto no espaço (dardo, pedra, tiro de canhão) visando alcançar a maior distância possível tanto na horizontal como na vertical, a curva descrita pelo objeto éaproximadamente uma parábola, se considerarmos que a resistência do ar não existe ou é pequena.
dardo
Sob estas circunstâncias o ângulo de maior alcance horizontal é de 45 graus.