Sistema Picking 1

Sistema Picking 1

?Instituto Superior de Ensino
SISTEMA PICKING
LOGÍSTICA
PROF. ELIELSON FILHO

Belo Horizonte
2015
SISTEMA PICKING
O picking, também conhecido por order picking (separação e preparação de pedidos) ele também pode ser definido como uma atividade, na qual um pequeno número de produtos é retirado de um sistema de armazenagem, para satisfazer certo número de pedidos declientes. Os processos de picking se torna um processo bastante importante para a cadeia de abastecimento.
Esta atividade é vista como a mais intensiva e dispendiosa em quase todos os armazéns, onde o custo de separação e preparação dos pedidos é um pouco mais da metade, estimado em até 55% da despesa total de funcionamento do armazém. Como esta atividade envolve custos significativos e pode influenciare afetar os níveis de satisfação do cliente, devido a vários fatores que podem influenciar na entrega final, por este motivo tem havido um número crescente de melhorias do processo.
Existem cinco níveis de picking com base no tamanho da unidade, na qual o produto será recolhido. São eles:
Pallet picking – recuperação completa de paletes;
Layer picking – recuperação das camadas de caixas depaletes;
Case picking – recuperação completa de caixas do armazenagem;
Split-case picking – recuperação de embalagens internas das caixas em armazenamento;
Broken-case picking – recuperação de itens individuais de armazenamento
Para se entender melhor a importância da atividade de picking, é importante apresentar-se a sua relação com as principais atividades de armazenagem. Segue as funções do processoda armazenagem:
Recepção de produtos;
Armazenagem de acordo com as necessidades;
Recolha de produtos de acordo com as encomendas dos clientes;
Preparação dos produtos para expedição.
A atividade de picking dentro de um armazém, é considerada como uma das mais importantes. Dependendo do tipo de armazém, 30% a 40% do custo de mão de obra estão diretamente associado à atividade de picking. Associadoao custo, o tempo desta atividade contribui diretamente para o tempo de ciclo da encomenda, que é o intervalo de tempo entre a recepção de uma encomenda e a entrega final ao cliente, dos produtos referentes à encomenda.
Com o crescente aumento da competitividade e das exigências e necessidades dos consumidores, surgiram diversos novos requisitos para a atividade de armazenagem. Estas consequênciaspodem ser mencionadas em certas disposições gerais, que são observadas nos mais diversos setores:
Aumento do número de SKU’s: os números de produtos com que as empresas trabalham atualmente aumentaram, devido a maiores exigências dos clientes.
Crescimento do número de encomendas: os clientes passaram, cada vez mais, a trabalhar em filosofias de um reabastecimento sem interrupções, com o objetivode reduzir os seus níveis de stocks. Lotes mais pequenos implicam um crescimento no número de encomendas no mesmo período de tempo.
Armazéns de grandes dimensões: as empresas iniciaram um estilo de operação com um número mais reduzido de pontos de venda e depósitos, centralizando os seus stocks e obtendo reduções de custos com a consolidação da carga.
Entrega no dia seguinte: existe umanecessidade cada vez maior da diminuição do tempo de reabastecimento dos clientes.
Para lá destas disposições, a qualidade do produto torna-se um pré-requisito e serviços como o comércio pela Internet e entrega ao domicílio fizeram crescer o nível de exigência e produtividade das funções de armazenagem e transporte.
Deste modo, para satisfazer as necessidades do cliente, a atividade de picking deve serflexível, servindo-se de sistemas de controlo e monitorização que assegurem os níveis de serviço e qualidade.
A atividade de separação e preparação de pedidos é muito intensa em termos de movimentação de materiais. Dependendo do tipo de armazém, cerca de 30% a 40% do custo total desse armazém está diretamente associada a essa mesma atividade.
Nesta situação observamos que o tempo associado a essa…