Segundo Enrique Leff

Segundo Enrique Leff

?
Fichamento: LEFF, HENRIQUE. Saber ambiental, Sustentabilidade, racionalidade, complexidade, pode. RJ Vozes, 2008. 96-117p.
Segundo Enrique Leff, com a destruição ecológica e a degradação ambientalgerada pela globalização, deram início a uma problemática ambiental onde houve desenvolvimento para uma crise há contaminação ambiental, desiquilíbrio ecológico e a excessiva exploração de recursosnaturais, que estabelece limites da racionalidade econômica. Não podendo haver um discurso, em uma prática ambiental unificada pois a crise ambiental depende de vários contextos.
Foi se criado umdiscurso do desenvolvimento sustentável como meio alterativo, manifesta se diferentes interesses e preocupações dos países diante a problemática ambiental. Novos processos dentro das estratégias do ecodesenvolvimento proporcionou tradicionais métodos de planejamento econômico, onde a política do ambientalismo modifica as relações de poder no nível nacional e internacional, questionando a produtividadeeconômica oferecida pelo estado.
Com a degradação ambiental através da exploração excessiva de recursos naturais, se cria a consciência ambiental para assinar o termo de não fluir com a contradiçãode sobrevivência, onde gerou novas orientações para o processo de desenvolvimento e movimentos sociais com objetivo de mostrar novas necessidades e novos valores no comportamento dos agentes sociais,trazendo problemas a um conjunto de disciplinas científica que dão suporte para racionalizar as economia e a tecnologia.
O mundo há uma diversidade de tipos de desenvolvimento e existência de inúmerosprojetos de vida dos povos, onde mobiliza inúmeras condições de existências, para uma construção de uma nova racionalidade e inúmeros projetos alternativos. Permitindo reorientar os objetivos eestratégias dos movimentos sociais, onde não devemos esquecer das lutas camponesas, operárias e populares pela defesa da terra, do trabalho e condições de vidas gerais gerando a destruição de valores…