RESUMO DA APRESENTA AO 01

RESUMO DA APRESENTA AO 01

DISCIPLINA: FORMAÇÃO ECONÔMICA DO RN
PROFESSOR: FRANCISCO WELLINGTON DUARTE
ALUNO: JOÃO PEDRO RODRIGUES SEGUNDO

RESUMO DA APRESENTAÇÃO DO PROFESSOR DENÍLSONNatal/RN
Maio de 2015
Bem antes da década de 1970 já era possível perceber a integração produtiva do Nordeste, porem no estado do Rio Grande do Norte essa integração só é enxergada a partirdessa década e de forma mínima, visto que a integração entre os macros setores da economia do estado (indústria e agricultura) era de baixo de nível, tornando difícil a concorrência com outros estados,como os do Sudeste. Com isso a economia potiguar tem sua base econômica no setor de bens tradicionais. A atuação da Sudene foi de grande importância para o estado, fazendo com que o desenvolvimentoocorresse de forma mais dinâmica, disponibilizando os instrumentos necessários para tal, além também de seu apoio fiscal.
A Sudene juntamente com os bancos de desenvolvimento e até mesmo os bancosinternacionais, foram os responsáveis pela instalação da “mola propulsora” no Nordeste, executando projetos de desenvolvimento e oferecendo aporte financeiro e fiscal, tornando possível uma maiorintegração econômica dos estados dessa região. A Sudene contribuiu de forma positiva para o desenvolvimento do estado, na década de 1966 foi dado um impulso na cultura do algodão por meio de suas políticas.Também é possível notar o impulso transmitido para o estado por meio das políticas do plano nacional do desenvolvimento econômico, principalmente o segundo plano, que trouxe um novo ânimo para asatividades extrativas minerais para o estado, ocorrendo a instalação da Petrobrás e a Alcalis.
A região do interior do estado não ficou de fora no período de crescimento da economia brasileira, no início dadécada de 1980 é possível identificar três diferentes atividades produtivas no interior, a fruticultura irrigada na região do Vale do Assú e Chapada do Apodi, a petrolífera na região de Mossoró e a…