RESENHAS Sintaxe da linguagem visual, de Donis A. Dondis

RESENHAS Sintaxe da linguagem visual, de Donis A. Dondis

?RESENHAS
Sintaxe da linguagem visual, de Donis A. Dondis
CARÁTER E CONTEÚDO DO ALFABETISMO VISUAL
O capítulo “Caráter e conteúdo do alfabestismo visual” aborda as diferenças entre alfabetismovisual e o o alfabetismo verbal. A visão, por ser natural do ser humano, faz com que muitos de nós deixem de tentar desenvolver a capacidade de ver e visualizar, de aperfeiçoá-la. Vivemos em um tempo emque o icônico superou o verbal, prova disso é a fotografia, que acaba com a falsa dicotomia entre belas-artes (estética) e artes aplicadas (utilidade), pois ela relata, interpreta e expressa o quevemos. Ver passou a significar compreender.
Apesar do alfabetismo visual ser o único dos alfabetismos que não dispõe de normas e preceitos, de metodologia e de sistema e critérios definidos, devemosbusca-lo na teoria psicológica, na natureza, no funcionamento fisiológico do organismo humano, entre outros, de forma a expandir nossa capacidade visual. O texto consegue, de forma prática e sucintadiferenciar e dissolver conceitos de caráter visual, deixando em evidência a importância da visão além do sentido natural do homem, mas como forma de compreensão do mundo.
AS ARTES VISUAIS: FUNÇÃOE MENSAGEM
No capítulo “As artes visuais: Função e mensagem”, a autora mostra, de forma clara e linguagem simples, os aspectos universais da comunicação visual, e traz seções dedicadas a cada umadas principais artes visuais, sendo elas: escultura (tridimensional, podendo ser lida, tocada e compreendida por todos, inclusive cegos), arquitetura (tridimensional, cujo principal elemento deexpressão é a linha), pintura (“quando usamos atualmente a denominação belas-artes.”), Ilustração (geralmente aparece em livros e revistas, leva informação visual a um determinado público), design gráfico(produção de imagens que são mensagens impressas), artesanato (diversos materiais como cerâmica, tecelagem, metal e madeira, entre outros, perdeu espaço para a industrialização), desenho Industrial…