Relatorio Qmc

Relatorio Qmc

?Universidade Federal de Santa Catarina
Eng. Elétrica
QMC5106 T01202C
Alunos: Paulo Zanelato e Vítor Serra
Relatório da Experiência n°1 – “Medidas e Tratamento de Dados”
Questão 01. Defina edê exemplos para precisão e exatidão.
Uma medida é precisa quando analisada diversas vezes e seus resultados apresentam pouco desvio médio entre si. Por exemplo, ao obter-se, durante uma medição devolume de um líquido, resultados muito próximos ou iguais se tem uma medida precisa mesmo não sendo o valor real do líquido.
Exatidão é o quão próximo uma medida chega do valor correto. Por exemplo,ao medir a temperatura de uma substância teremos uma medida exata se o valor obtido for o mais próximo possível, ou mesmo igual.
Questão 02. Explique detalhadamente por que, no experimento,realizado a água permanece líquida na temperatura abaixo de 0,0 °C quando adicionado sal de cozinha (NaCl).?
Quando adicionamos o sal (NaCl) na água obtemos íons de Na+ e Cl- que se associam às partículasde H2O fortalecendo a interação entre elas diminuindo a tendência de escape do solvente. Esse fenômeno, denominado abaixamento crioscópico, é a propriedade coligativa, a qual está inclusa adiminuição do ponto de congelamento da água para um número abaixo de 0°C.
Questão 03. No item B do procedimento experimental da exp. 01 foi utilizada uma balança semianalítica para realizar a calibração de umaproveta e uma pipeta volumétrica. A) Qual destes dois instrumentos você esperava que fosse mais preciso? Por quê? B) Qual dos dois instrumentos pelos seus cálculos a partir dos resultadosexperimentais possui maior precisão? Explique sua resposta, mostrando os cálculos? C) O resultado experimental está de acordo com suas suposições?
A)Pipeta volumétrica, pois devido à pequena quantidade deágua, ajustar o volume correto é mais fácil, parecendo mais preciso que uma proveta que possui um menisco significativo.
B) A pipeta volumétrica. As três medições se afastaram 0,03g; 0,02g e 0,01g…