Relat Rio De An Lise Quantitativa

Relat Rio De An Lise Quantitativa

?Análise de Cimento
Leunam O Rebelo*, José Luiz F. Neto*, Davi Frazão V. Pimentel, Jorge Alejandro B. Bacarreza, Aluízio Neves.
*[email protected] Chave: análise de cimento,
Introdução
A análise química quantitativa são processos usados para determinar a quantidade de determinados solutos em uma solução. Dentre os métodos aplicadostemos os clássicos (gravimetria e volumetria) e os instrumentais (espectrofotometria, cromatografia e espectrografia de massas). Este experimento utilizou apenas a análise gravimétrica – que consiste napesagem de precipitado para cálculo de massa – e a análise volumétrica – que consiste no cálculo da concentração de determinado elemento na solução a ser analisada. Quando uma solução é muito diluída,sua massa é praticamente igual à massa do solvente e sua concentração é expressa em ppm (partes por milhão), que indica a quantidade de soluto em um milhão de partes da solução (1ppm equivale a1mg/l). Este é o caso da água cuja análise da concentração de determinadas substâncias indica se ela é própria ou imprópria para uso e qual tipo de utilização é adequada.
Objetivo
Identificar aconcentração de cloretos em amostras de água da CEDAE e do mar e a quantidade de massa de resíduos totais em amostra de água do mar
Materiais e Métodos
Passos 1 e 2 – Materiais utilizados: pipeta volumétrica,pera, balão volumétrico, bureta, suporte universal, pipeta pasteur, proveta, erlenmeyer e béquer.
Reagentes: água destilada, cromato de potássio 5% (K2CrO4), nitrato de prata 0,1M (AgNO3), água do mar(passo 1) e água da CEDAE (passo 2).
Método:
Passo 1: pipetou-se 1ml de água do mar que foram transferidos para um balão volumétrico de 100 ml; completou-se este volume com água destilada ehomogeneizou-se a mistura; transferiu-se 10 ml da água do balão para um erlenmeyer, acrescentando em seguida, água destilada até completar o volume de 100ml; utilizando-se uma pipeta pasteur, adicionou-se…