Relat Rio 5

Relat Rio 5

?
Parte experimental
Determinação da viscosidade da água e do óleo lubrificante
Uma bureta de 25 mL foi fixada com o auxílio de uma garra metálica a um suporte universal, encheu-se a buretalentamente até um pouco a cima da escala zero, com água destilada. Abriu-se a torneira para preencher a extremidade inferior da bureta, zerou-se de modo que a base do menisco do liquido na buretatangenciasse a marca zero da escala.
Colocou-se sob a bureta, um béquer de 50 mL para receber a água, a torneira da bureta foi aberta rapidamente para escoar toda a água, anotou-se o tempo necessário paraescoar toda a água e o processo foi repetido mais duas vezes. Determinou-se a temperatura da água e com o auxílio da tabela 1, anotou-se a densidade e a viscosidade da água.
A bureta foi seca e levada com5 mL de álcool, foram repetidos os processos anteriores utilizando óleo lubrificante novo no lugar da água, lavou-se a bureta com hexano até retirar todo o óleo e determinou-se a viscosidade de ambosos líquidos.
Determinação da densidade do óleo lubrificante
Determinou-se a massa de um balão volumétrico de 5 mL, vazio, adicionou-se óleo lubrificante no balão volumétrico até o traço de aferição,determinou-se a massa do balão volumétrico contendo a amostra do óleo lubrificante, calculou-se a massa do óleo contido no balão e a densidade do óleo foi calculada.
Resultados e Discussão
Épossível encontrar o coeficiente de viscosidade e a densidade para temperatura de 22ºC a partir das informações contidas no texto, para isso, é necessário realizar algumas contas, onde seus resultadossão exibidos abaixo:
Temperatura (ºC)
Coeficiente de viscosidade (milipoise)
Densidade (g/mL)
20
10,02
0,99822
22
9,72
0,99776
25
8,904
0,99707
Tempo escoamento da água foi medido com um cronometro eapresentou os seguintes tempos:
Replicatas:
9,82s
9,75s
9,62s
9,73s
Tempo escoamento óleo:
1min40s
No caso do óleo, não foi realizada a replicata pois não havia muito tempo de aula.
Massa de óleo…