Refrigeração

Refrigeração

?1) Válvula de retenção: são utilizadas em instalações onde se deseja o movimento do fluido, em um só sentido.
2) Válvulas de segurança: servem como proteção para um limite máximo ou mínimo de pressão, a qual age abrindo ou fechando para retirada de pressão.
a) Válvula de segurança;
b) Plug fusível.
3) Válvula solenóide: é uma válvula eletromagnética e destina-se ao bloqueio de refrigerante nalinha de líquido, antes da válvula de expansão, com finalidade de evitar a migração de refrigerante ao evaporador por ocasião da parada do compressor por controle de temperatura, falha no ciclo ou desligamento do equipamento. Isso evita problemas de lubrificação e golpes de líquido no compressor durante a partida do mesmo.
4) Filtro secador: utilizado para filtragem do refrigerante, geralmente éinstalado na linha de líquido, mas também pode ser montado na linha de sucção. É utilizado na linha de sucção quando ocorre queima do motor do compressor, para eliminar os compostos ácidos decorrentes da decomposição parcial do refrigerante com óleo. Sua instalação deve ser o mais próximo possível da sucção do compressor.
5) Visor de líquido: indica a presença de refrigerante não condensado antes daVE (borbulhas) e mostra também a presença de umidade.
6) Registros: são utilizados em instalações frigoríficas que trabalham com refrigerante fluorados, podendo ser também usados, em circuitos pneumáticos, reservatórios de pressão, etc.
7) Intercambiador de calor: é um dispositivo para transferir calor do refrigerante líquido para o gás de sucção.
8) Válvulas de expansão termostática comequalização externa: são empregadas em sistemas com um ou mais evaporadores de injeção simples ou múltipla, com alta perda de carga.
9) Termostato: é um dispositivo destinado a manter constante a temperatura de um determinado sistema, através de regulação automática. Tem a função de impedir que a temperatura de determinado sistema varie além de certos limites preestabelecidos.
10) Acumulador de sucção: éum elemento montado na entrada do compressor evitando que o compressor aspire refrigerante líquido. É aplicado em sistemas em distâncias longas entre o evaporador e o compressor e também nos casos que o evaporador possa ser inundado de líquido quando parado. O tubo curto vem do evaporador trazendo o refrigerante em forma de vapor. O vapor por ser mais leve permanece por cima do líquido, o vaporentra pelo tubo curto e o gás é succionado pelo tubo curvo indo para o compressor. No tubo curvo na sua parte mais baixa existe um furo que serve para o compressor fazer sucção de líquido em porcentagem mínima para o compressor misturado ao vapor de refrigerante, dessa forma o líquido consegue ser dosado evitando ser prejudicial ao compressor.
11) Separador de óleo: tem por finalidade separar oóleo lubrificante misturado ao vapor refrigerante, fazendo-o retornar ao carter do compressor sendo utilizado principalmente em sistemas com altas temperaturas de descarga e baixas temperaturas de evaporação. Sua instalação é efetuada na saída do compressor.
12) Pressostato de óleo: utilizado para efetuar a parada do compressor devido à lubrificação inadequada; verificação da perda de carga emfiltros de linha de líquido; verificação da perda de carga em filtros de linha de sucção; verificação da perda de carga em filtros de óleo.
13) Válvula de serviço: tem como finalidade fechar uma determinada parte do ciclo para execução de um serviço de manutenção, como recolhimento e carga de refrigerante, processamento de limpeza e vácuo, conexão de manômetro, etc.
14) Pressostato conjugado de alta ebaixa pressão: o pressostato de alta pressão abre os contatos quando a pressão que atua no fole é maior que a pressão de trabalho; já o pressostato de baixa pressão abre os contatos quando a pressão que atua no fole é menor que a pressão de trabalho.
15) Silenciador: as pulsações de gás dentro da linha de descarga de um compressor, resultante da ação por movimento alternativo dos êmbolos,…