Produção Individual – Vanilla Café

Produção Individual – Vanilla Café

?CENTRO UNIVERSITÁRIO SENAC
PRODUÇÃO INDIVIDUAL

Matheus Luz Soares de Azevedo

“PLANO DE MARKETING PARA EMPRESA VANILLACAFFÈ”

2015
1. Introdução
A empresa MKT-X foi contratada para realizar uma consultoria de marketing para a empresa VanillaCaffè, com o objetivo de desenvolver ações específicas de marketing voltadas para o publico jovem, que, de acordo com pesquisa daDATAFOLHA, compõe uma enorme fatia desse mercado. Portanto, será feito um estudo de análise de mercado, da concorrência e por fim, serão oferecidas recomendações para a empresa renovar a sua marca, crescer e se destacar no mercado como a melhor empresa desse ramo.
2. Análise de Mercado
O Brasil é o maior produtor de café do mundo e o segundo maior mercado consumidor. A tendência é o aumento doconsumo per capita. O brasileiro, que antes tomava café em casa, começa a consumir a bebida na rua e em diferentes momentos. Para realizar esta proposta de marketing será necessário analisar a empresa em questão para reunir informações importantes que deverão ser levadas em conta nesta proposta.
2.1 – Análise do ambiente interno
De acordo com a proposta própria empresa, o VanillaCaffè proporcionaaos consumidores uma experiência única aliando cultura, ambiente agradável e bons momentos, a um cardápio de qualidade e excelência em culinária rápida. Com uma arquitetura moderna e uma comunicação visual arrojada, aliada às tendências vanguardistas, o VanillaCaffè atrai e cativa por seu conforto, conveniência e qualidade um público extremamente seleto, formador de opinião e fiel.
A empresaVanillaCaffè é muito conhecida no mercado. Atua no ramo de cafeterias há mais de dez anos, e tem o objetivo de oferecer um serviço 24h, vendendo pratos rápidos, salgados, doces, diversos tipos de cafés e drinques gelados. Trata-se de uma empresa de Franquias, onde há uma Franqueadora e seus franqueados. Em janeiro de 2005 um grupo de empresários abriu a primeira loja e criaram a marca VanillaCaffè,com um mix produtos diversificado e de custo elevado para produção. Com o conhecimento dos empresários fundadores a empresa tornou-se Franqueadora em 2007 e ainda recebeu o prêmio ABF Franchising do ano. A partir daí, cresceu com a venda de franquias em shoppings, centro de compras, rodoviárias, aeroportos e pontos de comércio.
A aquisição de uma franquia tem um valor médio de investimento quevaria de R$113.000,00 a R$288.000,00. A franqueadora detém 12 lojas e quiosques espalhadas pela região predominantemente na região sudeste. Os empresários e criadores desta Franquia já tinham anos de experiência e “know how” neste tipo de negócio, mas ainda realizaram uma pesquisa internacional no segmento de cafeterias para trazer o que há de mais moderno para o mercado brasileiro. As franquiasvariam de tamanho, mas, em média, elas possuem, no mínimo, 6 funcionários.
As franquias oferecem ao seus clientes um ótimo atendimento e um variado cardápio de cafés, lanches, sucos, vitaminas, açaís, gelados e sorvetes. Estes produtos atraem um nicho especifico de mercado que pode pagar por este serviço mesmo ele sendo um pouco mais caro em relação aos seus concorrentes. As classes econômicas A e Bconsomem uma parcela de 46% destes produtos. Mesmo assim a empresa continua se destacando por oferecer, um ótimo mix de produtos para os mais variados gostos e paladares.
Porém, atualmente, o marketing da empresa encontra-se estagnado, pois o crescimento esperado da rede para os anos de 2013 a 2015 era de 60%. Foram abertas apenas 2 unidades por ano, um crescimento abaixo do esperado, contandocom a sombra da crise no mercado brasileiro. Mesmo assim, o lucro obtido por cada franquia é alto, pois a taxa de Royalty paga pelos franqueados é de 30% do faturamento, sendo que os próprios detentores da marca tem 4 franquias próprias isentas de Royalty e com ótimo faturamento.
Atualmente a empresa investe apenas 3% da receita de receita em divulgação de marca e marketing direcionado, portanto…