Petr leo

Petr leo

?Trabalho de Geografia – Fontes de Energia
PETRÓLEO
INTRODUÇÃO
O petróleo é um óleo de origem fóssil (portanto, um combustível fóssil) que se tornou a principal fonte de energia na atualidade. O fato de ser um recurso esgotável e com grande valor econômico fez com que esse combustível se tornasse um elemento causador de grandes mudanças geopolíticas e socioeconômicas em todo o mundo.
A HISTÓRIADO PETRÓLEO
Origem
Há inúmeras teorias sobre o surgimento do petróleo, porém, a mais aceita é a teoria orgânica, que diz que ele surgiu através de restos de vida aquática depositados no fundo de lagos e mares e cobertos de sedimentos. Com o tempo (no caso, milhares de anos) e com a pressão, esses restos sofreram transformações químicas e se tornaram uma massa homogênea e viscosa, que é o petróleo.Ele é uma substância inflamável, possui estado físico oleoso e com densidade menor do que a água. Sua composição química é a combinação de moléculas de carbono e hidrogênio (hidrocarbonetos).
História do petróleo junto à indústria petrolífera
Há teorias de que o petróleo e alguns de seus derivados, como o asfalto, eram conhecidos já na antiguidade. Contudo, não se sabe exatamente quando elesdespertaram a atenção do homem, mas alguns estudos arqueológicos nos levam a acreditar que o petróleo era conhecido pelo homem há quase 6 mil anos. Na América, há registros de que Maias (1000 a.C. a 900 d.C.) e Astecas (séculos XIV a XVI) já conheciam o petróleo e, na Mesopotâmia, já utilizavam-no na pavimentação de estradas.
Geralmente, o petróleo utilizado por essas civilizações era o petróleoque aflorava à superfície do solo. Esse afloramento era mais frequente no Oriente Médio e acontecia porque o petróleo tem capacidade de migração. Ou seja, se ele não encontra formações rochosas impermeáveis que o prendam, sua movimentação no subsolo será constate, com a consequente possibilidade de aparecer na superfície.
No inicio da era cristã, os Árabes davam ao petróleo fins bélicos e deiluminação. Em 1271, Marco Polo viajou pelo norte da Pérsia, onde escreveu um livro, no qual falou do óleo da pedra Baku, que era o Petróleo. Essa pedra era encontrada no Azerbaijão e, para os padrões da época, o petróleo de lá já era produzido em escala comercial.
A indústria petrolífera moderna data de meados do século XIX. Em 1850, James Young, na Escócia, descobriu que o petróleo podia ser extraídodo carvão e xisto betuminoso (uma rocha sedimentar), e criou processos de refinação.
Em 1920, os transportes (terrestres, marítimos e aéreos) passaram a consumir mais petróleo. Já em 1930, houve o surgimento de indústrias petroquímicas, começando, assim, a produção de produtos compostos por derivados de petróleo, como nafta e parafina. Alguns desses produtos são batons, chiclete, resina, tecidos,entre outros. Em 1938, 30% da energia consumida vinha do petróleo.
O PRIMEIRO POÇO DE PETRÓLEO
Em 1857, foi perfurado o primeiro poço comercial da Romênia. Nas Américas, o primeiro poço foi perfurado no Canadá, em 1858. Em agosto de 1859, o norte-americano Edwin Laurentine Drake perfurou o primeiro poço nos Estados Unidos para a procura do petróleo (a uma profundidade de 21 metros), no estadoda Pensilvânia. O poço revelou-se produtor, e rendia 19 barris diários (hoje, um poço qualquer gera, no mínimo 1000 barris diários), devido à tecnologia da época. Essa data passou a ser considerado, pelos norte-americanos, o início da indústria petrolífera.
Nos anos seguintes, mais poços foram descobertos. Em Oklahoma, Louisiana, Ohio e Texas as torres surgiam por toda parte. Um jornal da Épocadisse que formavam uma floresta tão densa que podia se andar de uma torre para outra sem tocar o chão. Isso aconteceu porque, diferente da maioria dos países dos países europeus e do Brasil, nos EUA, o subsolo não pertence a o estado e sim ao proprietário da terra.
Nos Estados Unidos, de dois mil barris em 1859, aumentou para aproximadamente três milhões em 1863, e para dez milhões de barris…