Petr Leo 2

Petr Leo 2

?4) O petróleo é muito importante na economia e no comércio mundial dos dias de hoje, pois ele está ligado a muitos aspectos de hoje em dia, e muitas grandes nações de hoje em dia, usam essa matériaprima com muita frequência. Países como Estados Unidos e Japão, por exemplo, enfrentariam grandes dificuldades caso houvesse algum problema no fornecimento de petróleo.
5)Hoje o Mundo está muitodependente do petróleo, além de todos os produtos derivados dele, o que o torna tão forte ainda é que ainda vai levar um bom tempo para as reservas começarem a acabar.
Todas as novas formas de energiasdescobertas ou em aplicação só são usadas para diminuir a dependência do petróleo, por enquanto, não há interesse em substituí-lo.
Sendo assim, é bem mais fácil manter o atual sistema – totalmentedependente do petróleo – do que criar um novo.
6) A utilização do petróleo traz grandes riscos para o meio ambiente desde o processo de extração, transporte, refino, até o consumo, com a produção degases que poluem a atmosfera.
Exemplos:
Março de 1975 – Um cargueiro fretado pela Petrobrás derrama 6 mil toneladas de óleo na Baia de Guanabara.
Outubro de 1983 – 3 milhões de litros de óleo vazam deum oleoduto da Petrobrás em Bertioga.
Fevereiro de 1984 – 93 mortes e 2.500 desabrigados na explosão de um duto da Petrobrás na favela Vila Socó, Cubatão – SP.
Agosto de 1984 – Gás vaza do poçosubmarino de Enchova (Petrobrás): 37 mortos e 19 feridos.
Julho de 1992 – Vazamento de 10 mil litros de óleo em área de Manacial do Rio Cubatão.
Maio de 1994 – 2,7 milhões de litros de óleo poluem 18praias do litoral norte paulista.
10 de março de 1997 – O rompimento de um duto da Petrobrás que liga a Refinaria de Duque de Caxias (RJ) ao terminal DSTE-Ilha D´Água provoca o vazamento de 2,8 milhõesde óleo combustível em manguezais na Baía de Guanabara (RJ).
21 de julho de 1997 – Vazamento de FLO (produto usado para a limpeza ou selagem de equipamentos) no rio Cubatão (SP) – Petrobrás….