Pessoas Em Situa O De Rua

Pessoas Em Situa O De Rua

?
PSICOLOGIA
DOUGLAS EDUARDO SIMÕES- RA: 8049765400
POPULAÇÃO EM SITUAÇÃO DE RUA

LEME
2015
DOUGLAS EDUARDO SIMÕES- RA: 8049765400

POPULAÇÃO EM SITUAÇÃO DE RUALEME
2015
População em situação de Rua
Conforme o relatório do primeiro Encontro Nacional Sobre População em Situação de Rua, organizado e realizado em 2005 pelo Ministério doDesenvolvimento Social e Combate à Fome por meio da Secretaria Nacional de Assistência Social, a caracterização da população em situação de rua ficou definida como: grupo populacional heterogêneo, composto porpessoas com diferentes realidades, mas que têm em comum a condição de pobreza absoluta, vínculos interrompidos ou fragilizados e falta de habitação convencional regular, sendo compelido a utilizar a ruacomo espaço de moradia e sustento, por contingência temporária ou de forma permanente.
Podemos afirmar que a vulnerabilidade que presenciamos hoje no contexto social urbano, é decorrente do reflexoda exclusão social, juntamente com o aumento do desemprego e da pobreza. Assim, como outros fatores também contribuem para o aumento de pessoas em situação de rua, como por exemplo: as drogas, oalcoolismo, doenças mentais, entre outros.
O preconceito social para com indivíduos em situação de rua é gigantesco, pois o senso comum faz com que todos agridem essas pessoas em situações de pobrezaquando as marginalizam. A violência existe sim, mas não podemos generalizar que todos os moradores de rua são praticantes de violência.
Como mostrado no documentário “Boca de Rua- Vozes de uma genteinvisível”, moradores de rua sem diplomas, sem oportunidades de empregos, veem na comunicação uma forma de dar voz á eles, assim como uma forma de gerar alguma renda e assim conseguiram montar uma equipeamadora de jornalismo. Hoje contando com algumas ajudas, seus jornais são coloridos e muito conhecidos pelos moradores da cidade, onde abordam diversos temas, e não somente a rua. E sem qualquer…