Os Efeitos Da Globaliza O Na Economia

Os Efeitos Da Globaliza O Na Economia

?Os efeitos da globalização na economia: sua relação com o emprego, a educação e a família brasileira
O atual momento histórico, caracterizado pela hegemonia capitalista, apresenta como características marcantes o desemprego, a pobreza e as desigualdades sociais em elevada escala. Na globalização das economias em curso no final do século XX e início deste século predominam as políticasgovernamentais favoráveis à valorização do capital.
Os efeitos da globalização na economia: sua relação com o emprego, a educação e a família brasileira
São Paulo
2004
Os efeitos da globalização na economia: sua relação com o emprego, a educação e a família brasileira
Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação, Administração e Comunicação da Universidade São Marcos como parte dosrequisitos para a obtenção do Título de Mestre sob orientação da Profª Drª Senira Anie Ferraz Fernandez.
São Paulo
2004
Os efeitos da globalização na economia: sua relação com o emprego, a educação e a família brasileira
BANCA EXAMINADORA
___________________________________
___________________________________
___________________________________
Dissertação defendida e aprovada em :UNIVERSIDADE SÃO MARCOS
São Paulo
2004
Dedico este trabalho à minha esposa e filho por apoiarem meus esforços, acompanharem e compreenderem minhas ausências nas fases mais difíceis que muito exigiram de mim.
AGRADECIMENTOS
À professora Senira Annie Ferraz Fernandez por me guiar em seu conhecimento seguro e prático e, acima de tudo, pela educadora entusiasmada com a pesquisa e o saber.
À professora JandyraLobo de Oliveira pelo empenho e esmero na correção deste trabalho.
Aos professores Edeval Silveira e Paulo Sérgio do Carmo pela enorme contribuição e enriquecimento deste trabalho.
“Seria impensável um mundo onde a experiência humana se desse fora da continuidade, quer dizer, fora da História. A proclamada ‘morte da História’ implica a morte das mulheres e dos homens. Não podemos sobreviver àmorte da História que, por nós feita, nos faz e refaz. O que ocorre é a superação de uma fase por outra, o que não elimina a continuidade da História no interior da mudança.”
Paulo Freire
RESUMO
Na primeira parte desta pesquisa procura-se destacar a atualidade do questionamento do padrão sistêmico de integração econômica difundido no pós-Segunda Guerra – a globalização. A segunda parte discute osproblemas do baixo dinamismo econômico no País e suas repercussões sobre os níveis de emprego. A terceira parte trata do problema da educação como fator-chave na explicação da exclusão social no País. A quarta parte analisa a questão demográfica e a sua inter-relação com a família. O atual momento histórico, caracterizado pela hegemonia capitalista, apresenta como características marcantes odesemprego, a pobreza e as desigualdades sociais em elevada escala. Na globalização das economias em curso no final do século XX e início deste século predominam as políticas governamentais favoráveis à valorização do capital. Portanto, tratar do sistema educacional não é apenas falar de escola, defender a prioridade absoluta da educação, é abordar vários temas que mostram as inter-relações entre oproblema educacional e os problemas sociais, políticos e econômicos, evidenciando-se, a relação direta entre educação, emprego e família.
Palavras-chave: globalização; economia; emprego; educação e família.
ABSTRACT
In the first part of this research it is highlighted the current questioning of the situation standard of economic integration spread out in the post- Second War period – theglobalization. The second part discusses the problems of the low economic dynamism in the country and its repercussions on the job levels. The third part deals with the problem of the education as a key-factor in the explanation of the social exclusion in the country. The fourth part analyzes the demographic question and its interrelation with the family. The current historical moment, characterized by…