O C Digo Aberto E A Reutiliza O De Computadores Antigos

O C Digo Aberto E A Reutiliza O De Computadores Antigos

?O código aberto e a reutilização de computadores antigos
Nós, usuários de computador, poucas vezes nos damos conta de um problema que criamos: como jogar fora um computador? Esse é um baita problema. Estimativas indicam que o número de computadores em uso no mundo todo esteja em torno de um bilhão. O ciclo de vida médio de um computador pessoal é de dois a cinco anos. Em breve teremos uma novae numerosa leva de computadores sendo jogados fora, e esse número só tende a aumentar. Como se o problema não fosse grande o suficiente, já temos centenas de milhões de computadores inutilizados, em porões e garagens, esperando para irem para o lixo.
De acordo com a EPA, a agência de proteção ambiental dos Estados Unidos, a maioria dos computadores e dispositivos eletrônicos do país não sãodescartados corretamente. 85% vai parar em aterros ou é incinerado. Uma boa parte é exportada para a China, onde é “reciclada” sem preocupação com o meio ambiente ou com a segurança do trabalho.
Um problema dessa magnitude só pode ser resolvido por meio de um conjunto de soluções coerentes. Este artigo discute uma parte do problema. Se mantivermos os computadores trabalhando por todo o seu ciclo de vidanatural, em vez daqueles promovidos por alguns fabricantes, podemos reduzir a taxa de descarte deles.
A melhor utilização dos computadores também economiza recursos naturais. A fabricação de um único computador novo exige:
Meia tonelada de combustíveis fósseis
Uma tonelada e meia de água
20 quilos de produtos químicos
É por isso que seu laptop é o equipamento eletrônico mais caro por polegadacúbica da sua casa.
Para completar, uma melhor utilização dos computadores faz com que seja possível pôr um computador na mão dos norte-americanos que não possuem um computador pessoal (praticamente um em cada quatro norte-americanos). Nem todo mundo pode comprar um computador novo.
Os fabricantes não gostam dessa linha de raciocínio. Muitos deles acham que é uma heresia. O objetivo de um negócio éproduzir e vender o máximo possível, o mais rápido possível. Isso é louvável. Só que esse raciocínio sofreu uma mutação, transformando-se na obsolência planejada, um sistema que encoraja (ou força) o descarte prematuro de computadores.
A indústria dos computadores quer que você encare seu computador como um dispositivo de consumo descartável. Mas por que jogar fora um computador perfeitamentefuncional se ele ainda atende às suas necessidades? E por que a indústria dos computadores dita quando o seu computador está obsoleto?
Como funciona a obsolência planejada
Eu coleto computadores doados para a caridade, para restaurá-los ou reciclá-los. Um quarto dos computadores que eu recebo ainda são perfeitamente utilizáveis. Eles só têm problemas com software, resultantes da deterioração doWindows.
Eis alguns exemplos:
Hardware:
Sistema operacional:
Problema:
P-III 733 MHz
Windows ME
Disco ocupado pela restauração do sistema do Windows
P-III 933 MHz
Windows XP
Disco ocupado pelo Windows Update
P-IV 2,8 GHz
Windows XP
Lento por causa de malware
P-III 1,2 GHz
Windows XP
Lento por causa de serviços e programas desnecessários e crapware
P-III 1 GHz
Windows XP
Sistema operacional danificado,usuário incapaz de restaurá-lo, CD de recuperação inutilizado
P-IV 2,4 GHz
Windows XP
Sistema operacional danificado, usuário incapaz de restaurá-lo, software de recuperação do fabricante com imagem da partição do sistema não funciona por motivos desconhecidos
Trata-se de hardware perfeitamente utilizável caindo na obsolência prematura. O Windows precisa de manutenção, assim como um carro. Poucosusuários sabem disso, então tem muita gente jogando hardware bom fora. Aos interessados, este guia ensina a fazer manutenção no Windows para que ele possa continuar funcionando.
O plano de negócios da Microsoft se baseia na obsolência planejada. Ela usa seu monopólio para endossar essa prática. O que ela quer é um ecossistema repleto de vitórias, onde:
Os consumidores saem ganhando, porque o…