Materialismo Hist Rico

Materialismo Hist Rico

?Na teoria marxista, o materialismo históricopretende a explicação da história das sociedades humanas, em todas as épocas, através dos fatos materiais, essencialmente econômicos e técnicos. Asociedade é comparada a um edifício no qual as fundações, a infra-estrutura, seriam representadas pelas forças econômicas, enquanto o edifício em si, a superestrutura, representaria as idéias, costumes,instituições (políticas, religiosas, jurídicas, etc). A propósito, Marx escreveu, na obra A Miséria da filosofia (1847) na qual estabelece polêmica com Proudhon:
As relações sociais são inteiramenteinterligadas às forças produtivas. Adquirindo novas forças produtivas, os homens modificam o seu modo de produção, a MANEIRA DE GANHAR a vida, modificam todas as relações sociais. O moinho a braço vos daráa sociedade com o suserano; o moinho a vapor, a sociedade com o capitalismo industrial.
Tal afirmação, defendendo rigoroso determinismo econômico em todas as sociedades humanas, foi estabelecida porMarx e Engels dentro do permanente clima de polêmica que mantiveram com seus opositores, e atenuada com a afirmativa de que existe constante interação e interdependência entre os dois níveis quecompõe a estrutura social: da mesma maneira pela qual a infra-estrutura atua sobre a superestrutura, sobre os reflexos desta, embora, em última instância, sejam os fatores econômicos as condições finalmentedeterminantes.
O que se entende por materialismo histórico? O que são forças produtivas? E relações de produção?
O alemão Karl Marx (1818-1883) desenvolveu a teoria socialista partindo da análisecrítica e científica do capitalismo. Ele não se preocupava em pensar como seria uma sociedade ideal, mas sim, preocupava-se em compreender a dinâmica do capitalismo, e para tal, estudou a fundo suasorigens, a acumulação de capital, a consolidação da produção, e suas contradições (que inevitavelmente, esse sistema seria destruído por si só – em sua dinâmica evolutiva geraria elementos que acabaria…