INFLU NCIAS INTERNAS E EXTERNAS DE PRODU O

INFLU NCIAS INTERNAS E EXTERNAS DE PRODU O

?As informações possuem um caráter estratégico, pois que, sem elas, o processo de tomada de decisão fica seriamente comprometido. Nesse sentido as organizações vem aprimorando suasfontes de obtenção de dados. Este aprimoramento se deve graças ao desenvolvimento dos sistemas de informação. Oliveira (2005, p.7), define sistemas de informação da seguinte forma: éo processo de transformação de dados em informações. E, quando esse processo está voltado para a geração de informações que são necessárias e utilizadas no processo decisório daempresa, diz-se que esse é um sistema de informações gerenciais.
Para Silva (2001), o sistema de informações gerenciais são importantes à medida que fornecem aos gestores informaçõesque são adquiridas tanto do ambiente externo quando do interno. Fornecendo, portanto, informações como demanda do mercado e quantidade dos itens estocados e a serem produzidos,influenciando diretamente no sistema produtivo da organização, caso trate-se de uma empresa industrial.
O autor ainda destaca que os benefícios internos são:
a)Suporte para oplanejamento estratégico;
b) Suporte para o controle gerencial;
c) Suporte para o controle operacional.
E, como benefícios externos:
a) Melhoria da qualidade do produto;
b) Melhoria dadistribuição do produto.
Oliveira (2005), também complementa dizendo que o sistema de informações gerenciais propiciam a redução de custos nas operações, a melhoria no acesso àsinformações, relatórios mais precisos e rápidos, com menor esforço, o fornecimento de melhores projeções dos efeitos das decisões e a melhoria na adaptação da empresa para enfrentar osacontecimentos não previstos.
Este autor, por fim, vê a informática como uma inovação tecnológica que permite o armazenamento e tratamento da informação. (OLIVEIRA, 2005, p.2)