HISTORICO DA MARCA BURGER KING 1

HISTORICO DA MARCA BURGER KING 1

?
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
CRISTINA APARECIDA CÂNDIDO PIAI
DAIANE MATIAS
DRAITIANE GALBINO
LETICIA OLIVEIRA
MICHELLY GONDRO
APRESENTAÇÃO DA PROPOSTA DE TRABALHO PARA REPOSICIONAR MARCA NO MERCADO

Maringá – PR
2015

CRISTINA APARECIDA CÂNDIDO PIAI
DAIANE MATIAS
DRAITIANE GALBINO
LETICIA OLIVEIRA
MICHELLY GONDRO

APRESENTAÇÃO DA PROPOSTA DE TRABALHO PARA REPOSICIONAR MARCA NOMERCADO
Trabalho apresentado junto à Faculdade Metropolitana de Maringá – FAMMA, como requisito parcial para aprovação na disciplina Administração mercadologia II.
Professora Maria Gabriela Monteiro

Maringá-PR
2015
1. Histórico da marca: sua criação, público alvo, concorrentes e demais informações da empresa
A Burger King foi criada em 1954 por dois empreendedores da Flórida, sob o nome deInsta Burger King. A rede mudou de mãos no ano seguinte e os novos donos eliminaram o “Insta” e iniciaram a expansão nacional – mas revenderam a rede oito anos depois. Em uma média de mais de um controlador por década, a companhia passou, em outubro de 2010, para o fundo 3G Capital (3G Capital é uma empresa global de investimentos focada em valor a longo prazo, com uma especial ênfase namaximização do potencial das marcas e empresas. A empresa e seus parceiros têm um forte histórico de excelência operacional, o envolvimento de bordo, a experiência do setor profunda e uma extensa rede global), uma companhia global de investidores focados na criação de valor a longo prazo, com ênfase particular na maximização e potencialização de marcas e negócios dos empresários brasileiros Jorge PauloLemann, Marcel Telles e Beto Sicupira, que comprou 100% das ações e fechou o capital da empresa. O antecessor do 3G, o grupo de fundos TPG, Goldman Sachs Capital e Bain Capital também permaneceram apenas por oito anos no controle.
Em fevereiro de 2013, a Burger King, através de sua controladora 3G Capital anunciou a compra da H.J. Heinz, em uma parceria com o grupo Berkshire Hathaway. . A H.J. Heinz éconhecida principalmente pela marca de seu ketchup.
No número 5505 da Blue Laggon Drive, em Miami, sede da Burger King, pode-se deparar com a extravagante mascote da rede, o boneco de um rei com dois metros de altura, paramentado com uma coroa dourada e um manto vermelho, ao lado da recepção. Mas, tanto nos Estados Unidos quanto em outros países, novas campanhas são estreladas por celebridades,especialmente do esporte, deixando de lado a tradicional mascote, um rei barbudo e desajeitado.
No Brasil a Burger King abriu sua primeira loja em 2004, localizado nas cidades de São Paulo e Brasília, permaneceu por um período com uma quantidade modesta de lanchonetes, mas, desde 2011, quando a operação brasileira foi comprada pelo fundo Vince Partners, abriu 330 lojas no país. Em agosto de 2014, aBurger King compra, por cerca de US$ 12,5 bilhões, a rede canadense de cafés Tim Hortons e se torna a terceira maior rede de fast food do planeta.
A Burger King é a segunda maior rede de hambúrgueres do mundo. Lar original do WHOPPER (produto que surgiu três anos depois dela ser fundada, para se ter uma ideia da importância do sanduíche, os e-mails dos funcionários da rede no EUA terminam com“@whopper.com”). Possui mais de 12 mil lojas, servindo mais de 11 milhões de consumidores por dia em 76 países ao redor do mundo. Aproximadamente 90% dos restaurantes Burger King pertencem e são operadas por franquias independentes, e muitas delas operadas por empresas familiares que estão no ramo há décadas.
A empresa vem investindo fortemente em estratégias de marketing no Brasil, como outdoors eplacas ao redor das cidades, além de promover grandes eventos. Em 2006, a Burger King patrocinou o bloco Caju, no maior carnaval fora de época do país, o carnaval, em Natal.
Quando o assunto é propaganda o Burger King sempre foi bastante irreverente, desde a sua chegada ao país ele sempre fez questão de usar humor, ser “descolado” e fazer vídeos publicitários que chamassem a atenção.
Atualmente…