GATT E OMC

GATT E OMC

?Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Disciplina: Gestão de Negócios Internacionais
Aula-tema 03: Regulação do Comércio Internacional e impactos nos negócios: os acordos de defesa comercial sobredumping, subsídios e salvaguardas
NOME
Karina Amaral Sena
RA
8201936766

Atividade de Autodesenvolvimento

Anhanguera Educacional
Ano 2015
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)Disciplina: Gestão de Negócios Internacionais
Aula-tema 03: Regulação do Comércio Internacional e impactos nos negócios: os acordos de defesa comercial sobre dumping, subsídios e salvaguardasAtividade de Autodesenvolvimento

Trabalho desenvolvido na disciplina Administração de Gestão de Negócios Internacionais apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação naAtividade de Autodesenvolvimento, sob orientação do tutor (nome completo).

Anhanguera Educacional
Ano 2015
Responda:

a) O que foi o GATT?
GATT é a sigla correspondente a “General Agreement onTariffs and Trade” (significado em português: Acordo Geral de Tarifas e Comércio), referente a uma série de acordos de comércio internacional destinados a promover a redução de obstáculos às trocas entreas nações, em particular as tarifas e taxas da alfândega entre os membros subscrito do acordo.
Refere-se a uma convenção que foi idealizada por ocasião da Conferência de La Havana em 1947, tendo sidocelebrada um ano mais tarde por 23 países, com o objectivo de fixar um conjunto de normas comerciais e de concessões alfandegárias.
À semelhança do Banco Mundial, o GATT é mais uma das iniciativascriadas depois da Segunda Guerra Mundial para regular a economia global. É considerado o precursor da Organização Mundial de Comércio (OMC).
A primeira versão deste acordo é conhecida por GATT 1947. Nasdécadas de 50 e de 60, os economistas consideram que o GATT contribuiu para o crescimento mundial graças às contínuas reduções de tarifas aduaneiras. Porém, nas duas décadas seguintes (70 e 80), a…