Evolução do Pensamento Administrativo

Evolução do Pensamento Administrativo

?‘
Evolução do Pensamento Administrativo
Principais Teorias Administrativas
Leia atentamente cada item, pois da compreensão de cada um deles depende o entendimento dos demais.
– Opte por uma, duas ou mais respostas. Após escolher a alternativa que julgar correta, siga a instrução entre parênteses.
1 – A Administração é uma ciência, que no decorrer do desenvolvimento e da evolução dasociedade teve seu significado e conteúdo ampliado e aprofundado….
Escolha entre as alternativas abaixo a frase que completa o texto acima
a – ( ) se modificando apenas em consequência das exigências do mundo do trabalho.
b- ( ) não se modificando em consequência do contexto sócio, político e econômico e das transformações nas formas de organização do trabalho.
c -( ) se modificando em consequênciado contexto sócio, político e econômico e das transformações nas formas de organização do trabalho.
2 – Administrar é ………………………………….(definir administração)…………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………
3 – Escolha entre as opções a seguir qual a área a que pertence a ciência administração:
a- ( ) Exatas
b- ( ) Biológica
c- ( ) Humanas
A Evolução do Pensamento Administrativo
O pensamentoadministrativo foi influenciado por: filósofos ou pensadores; pela Igreja Católica; pela organização militar; pelos economistas liberais e pela Revolução Industrial através da mecanização da indústria e agricultura (KURCGANT, 1991) Vejamos então segundo CHIAVENATO (1993) como se deu a evolução do pensamento administrativo segundo essas influências. A filosofia através de seus pensadores da antiguidadeinfluenciou a administração sendo que dentre eles podemos citar:
– Sócrates (470 a.C. – 399 a.C.), que considera a administração como uma habilidade pessoal separada do conhecimento técnico e da experiência;
– Platão (429a.C. – 347a.C.) – propõe uma forma democrática de governo e de administração dos negócios públicos;
– Aristóteles (384 a.C. – 322 a.C.) – estuda a organização do Estado,distinguindo três formas de Administração pública: Monarquia ou governo de um só (que pode se tornar uma tirania); Aristocracia ou governo de uma elite (que pode caminhar para uma oligarquia) e Democracia ou governo do povo (que pode se degenerar em anarquia).
– Francis Bacon (1561-1626) – fundador da Lógica Moderna antecipou-se ao princípio conhecido em Administração como o principal deve prevalecersobre o acessório.
– René Descartes (1596- 1650) – fundador da filosofia moderna, criador das coordenadas cartesianas influenciou vários princípios da moderna Administração, como os da divisão do trabalho, da ordem, do controle entre outros.
– Thomas Hobbes (1588- 1679) – desenvolveu a teoria da origem contratualista do Estado, onde o homem primitivo por ser um ser antissocial e viver em guerrapermanente com o próximo, necessitava do Estado para impor a ordem e organização da vida social.
– Jean-Jacques Rousseau (1712 – 1778) – que com a Teoria do Contrato Social, compreende o homem como sendo por natureza bom e afável, mas que com a vida em sociedade se torna deturpado e corrompido.
Com a evolução dos tempos e da sociedade, foi a Igreja Católica quem passou a influenciar a ciênciaadministração, por sua organização, sua hierarquia, seu estado-maior e sua coordenação funcional. Nos dias de hoje, a igreja apresenta uma organização hierárquica simples e eficiente. Assim sendo, a experiência da igreja católica influenciou a ciência da administração através de seu conceito de hierarquia da autoridade e de estrutura de poder centralizado apenas em uma pessoa (o Papa).
A…