Embriofitas 1

Embriofitas 1

? Embriofitas (plantas terrestres)
As embriófitas são constituídas por plantas avasculares, conhecidas como briófitas, e por plantas vasculares, divididas emplantas sem sementes, as pteridófitas, e plantas com sementes, gimnospermas e angiospermas. Estes grupos compartilham algumas características que os diferenciam das algas verdes carofíceas: retençãodo zigoto e do embrião dentro do gametófito feminino, presença de camada protetora de células estéreis nos gametângios e esporângios, esporos e grãos de pólen revestidos por uma parede constituída deesporopolenina. Tradicionalmente, as embriofitas têm sido classificadas em dois grandes grupos que são as já citadas anteriormente como briófitas e plantas vasculares. Existem três linhagens principaisde briófitas que são: musgos, hepáticas e antoceros que foram discutidas pelo autor.
As hepáticas são uma divisão de plantas briófitas e inclui cerca de 8.000 espécies atuais. Diferentemente dosmusgos e dos antoceros, as hepáticas não possuem estômatos, embora algumas especies tenham poros na epiderme. As hepáticas também não possuem uma massa colunar de tecido que por sua vez esta presente nosmusgos e antoceros. A reprodução sexuada das hepáticas envolve a formação de produtores de anterozoides e arquegônios. A fase esporofítica, com o seu esporângio terminal é consideravelmentepequena.
Já os musgos são bastante conhecidos e diversificados, com cerca de 10.000 espécies, sendo uma planta pequena e sem sementes que se desenvolve em lugares úmidos e sombreados. O gametófito folhoso eereto é a fase dominante no ciclo de vida dos musgos. Os esporos haploides, produzidos por meio da meiose, são liberados pelo esporângio, tipicamente a deiscência do esporângio ocorre pela abertura deuma tampa.
Os antóceros são encontrados em menos frequência se comparado aos musgos e as hepáticas, contem cerca de 100 espécies descritas, Habitam barrancos úmidos, regiões montanhosas, gramados e…