Diagrama De Pareto

Diagrama De Pareto

?Diagrama de Pareto
O que é?
O Diagrama de Pareto é uma técnica estatística que auxilia na tomada de decisão, permitindo a empresa selecionar prioridades (um pequeno número de itens) quando há umgrande número de problemas. O Diagrama de Pareto está intimamente ligado com a Lei de Pareto, também conhecida como princípio 80-20, ou lei 20/80. De acordo com esta lei, 80% das consequências decorremde 20% das causas.
Como surgiu?
O diagrama de Pareto é originário dos estudos de um economista italiano chamado Vilfredo Pareto, que ao fim do século XIX, realizou um estudo a respeito dadistribuição de renda e foi daí que surgiram as primeiras raízes de seu princípio: Pareto descobriu que 80% da riqueza estavam concentradas nas mãos de 20% da população.
A Lei de Pareto foi proposta por Joseph M.Juran, famoso consultor de negócios, que deu esse nome como homenagem ao economista italiano Pareto.
Através desta lei é possível afirmar que:
20% dos clientes são responsáveis por mais de
80% doslucros de uma determinada empresa;
Mais de 80% das descobertas no mundo científico resultam de 20% dos cientistas.
Para que serve?
O diagrama de Pareto tem o objetivo de compreender a relaçãoação/beneficio, ou seja, priorizar a ação que trará o melhor resultado.
O diagrama é composto por um gráfico de barras que ordena as freqüências das ocorrências em ordem decrescente, e permite a localização deproblemas vitais e a eliminação de futuras perdas.
Muitas vezes no Diagrama de Pareto são incluídos valores em porcentagem e o valor acumulado das ocorrências.
Assim, torna-se possível avaliar o efeitoacumulado dos itens pesquisados.
Como se aplica?
O Diagrama de Pareto é uma ferramenta muito importante porque através dele é possível identificar pequenos problemas que são críticos e causam grandesperdas.
Para o Diagrama de Pareto ser aplicado, é importante seguir seis passos básicos:
1- Determinar o objetivo do diagrama, ou seja, que tipo de perda você quer investigar;
2- Definir o…