AV1 TAREFA DA UNIDADE I RELA ES INTERPESSOAIS ABORDAGEM PSICOL GICA 2015

AV1 TAREFA DA UNIDADE I RELA ES INTERPESSOAIS ABORDAGEM PSICOL GICA 2015

?Curso Técnico em: SECRETARIA ESCOLAR
Aluno (a):
Polo: RIO CLARO Turma: 2015.1
Disciplina: RELAÇÕES INTERPESSOAIS: ABORDAGEMPSCICOLÓGICA
Tarefa: AV1- TAREFA DA UNIDADE I Data:06/03/2015
Entrevistada: Marilda Piedade Luiz da Silva
Formação: Pedagoga com habilitação em Orientação Educacional eMagistério de 2º Grau. Pós-graduada em Administração, Supervisão e Orientação Educacional.
Tempo de Serviço: 38 anos.
Ser professor é fazer da sua profissão um projeto de vida de caráter reflexivoda função docente e para isso o conhecimento da Psicologia torna-se primordial no tocante ao autoconhecimento, ao conhecimento do entorno escolar, dos envolvidos no processo de ensino aprendizageme nas relações interpessoais do cotidiano referente ao público de convivência.
Segundo Paulo Freire cabe ao professor o “conhecer”, ou seja, “ter o mundo e transformá-lo”, pois ao conhecer, osujeito do conhecimento reconstrói o que conhece. É preciso ensinar e ao mesmo tempo aprender, mas com um sentido. Assim como Freire, acredito que esse processo só acontece a partir do momento em queo professor torna-se sensível ás diferentes possibilidades do sentido da aprendizagem, ou seja, que a mesma está relacionada a habilidades específicas do educando que pode ser motivado de maneirasdiferentes para a aprendizagem. Não existe aprendizagem sem sentido e este sentido é a descoberta que o educador faz em si mesmo sobre suas possibilidades de estar investindo em novas situaçõespedagógicas que possibilitem no educando o desenvolvimento de novas competências.
Enfim, a Psicologia é o elo norteador das ações diagnósticas e construtivas dentro do envolvimento pedagógico econsequentemente de suas relações inter e extra pessoais que mantem com o grupo educativo no qual se insere. Aprende-se quando se tem um projeto de vida e colocamos emoção naquilo que aprendemos….