ATPS RH PRONTO

ATPS RH PRONTO

?
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS
ATPS – 6º PERIODO TURMA B

BELO HORIZONTE
2013
ETAPA 1
OS NOVOS DESAFIOS DA GESTÃO DE PESSOAS
PARALELO ENTRE O FILME TEMPOS MODERNOS E A MODERNA GESTÃO DE PESSOAS.
Tempos Modernos é um filme que retrata a vida urbana nos Estados Unidos no ano de 1930 e conta a história de um homem (Charles Chaplin) que trabalhava em uma fábrica de formadesenfreada e quase escrava na linha de produção e em algumas cenas, ele possui os movimentos alterados por conta do trabalho acelerado e repetitivo, causando um colapso nervoso.
O filme demonstra os modelos de produção industrial baseados na divisão do trabalho na linha de montagem. Ou seja, a produção em massa deveria ser realizada no menor tempo possível e cada operário ficava responsável por umaetapa do processo produtivo cortando a criatividade e a percepção do mundo ao redor.
A fiscalização constante e a aceleração das rotinas de produção eram pontos abordados pela teoria clássica e também estão presentes no filme. Em determinados momentos do filme torna-se possível perceber a forma negativa como toda essa pressão e cobrança excessiva influenciava a vida dos operários. Eles passavam aviver as rotinas da fábrica involuntariamente no seu cotidiano, tornando-se pessoas que viviam em função do trabalho. A preocupação capitalista dos donos das fábricas inviabilizava qualquer possibilidade de humanização das técnicas trabalhistas. Por serem profissionais de uma única função, o operário tinha nas fábricas seu único meio de sobrevivência.
No filme, a máquina toma o lugar dos homens, ecom o sistema desigual houve o acarretamento de manifestações e greves porque os lucros vinham de poucos operários. Essa crise deixou muitas pessoas desempregadas ou com dificuldades para se manter, o que gerou o aumento na criminalidade e na escravização.
Atualmente vivemos em uma sociedade marcada fortemente pela mudança. As relações de trabalho também mudaram e não apenas por causa das leis,mas principalmente pelo modo como as pessoas são tratadas e administradas nas empresas.
A tendência atual é a valorização das pessoas no ambiente organizacional. Diferente do início do Século XX, quando o trabalho humano passou a ser explorado como se as pessoas fossem uma peça dentro do processo produtivo.
O clássico filme Tempos Modernos, mostra exatamente que os funcionários eram distribuídosna linha de produção como uma peça na engrenagem das máquinas. Uma máquina, quando quebra, é substituída, pois perde o seu valor para a empresa e o princípio era o mesmo em relação às pessoas.
Com o passar do tempo, os trabalhadores passaram a se organizar e a exigir condições mais justas de trabalho, surgindo os sindicatos e a luta por melhores condições de trabalho resultou em uma série de leisque visaram a proteger o bem estar e a segurança dos trabalhadores. No Brasil, temos a Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT) como o principal conjunto de normas sobre o trabalho humano.
Paralelamente às lutas das classes trabalhistas, ocorreu o desenvolvimento tecnológico, novas máquinas e robôs substituíram o trabalho humano em várias atividades.
Atualmente, para a empresa ser produtiva, nãoé mais necessário ter uma quantidade imensa de empregados para colocar as máquinas em funcionamento, é necessário ter trabalhadores mais criativos para solucionar problemas, já que o trabalho de força braçal foi passado para as máquinas e robôs.
Atualmente, percebemos que o mercado de trabalho está altamente competitivo. As empresas não buscam unicamente pessoas conhecedoras de técnicas. Otrabalho precisa ter características que podem ser estimuladas ao longo da vida como a iniciativa e a liderança. A maior parte das empresas, na atualidade, quer pessoas capazes de criar, de se envolver, de inovar e ter iniciativa para levar a organização a um estado de sucesso no mercado.
Tendo consciência da importância das pessoas para o sucesso empresarial, muitas organizações passaram a adotar…