Aspectos Gerais Pantanal

Aspectos Gerais Pantanal

?Aspectos Gerais
O Pantanal e uma das maiores planícies de sedimentação do mundo. Localizado entre Brasil(Mato Grosso e Mato Grosso do Sul),Argentina,Bolivia e Paraguai, é regido pelo ciclo dasaguas,através de cheia e seca anuais dos rios, chamados “pulsos de inundação”. Os rios recebem muita agua, oito meses do ano,por os animais são obrigados a migrar para partes mais altas, as cordilheirasou capoes.
As inundações causa preocupação aos fanzendeiros,ribeirinhos, professorese estudantes,pos todos precisam acompanhar o ritmo das das aguas.
O pantanal não e bioma ou ecossistema único,masuma região de encontro, um elo de ligação entre Cerrado,Chaco Boliviano,Amazonia,Mata Atlantica e Bosque Seco. Essa característica favorece a predominância de varias espécies(biodiversidade), e ainteração da fauna e flora.
Na paisagem pantaneira,a fiosionomia altera-se entre as duas estaçoes do ano:a seca e a chuvosa. Durante a seca os campos são cobertospor gramíneas e vegetação decerrado,as aguas ficam escassas nessa época do ano. Em muitos locais e necessário recorrer aos recursos hídricos subterrâneos, utilizando-se de bombas manuais e moinhos de vento para garantir o fornecimentode agua as pessoas e aos animais.
Já nas estaçoes chuvosas, com as primeiras chuvas da estação, em poucos dias o solo se encharca e não consegue mias absorver a agua da chuva, que começa atransbordar os leitos mais rasos.
Esse grande aumento periódico da rede hídrica do pantanal, a baixa declividade da planície e a dificuldade do escoamento das aguas, isso confere a região de mar interior.Enfim, com essa variedade da biodiversidade, cores e sons e um dos mais belos espetáculos da Terra. E todos que conhecem um pouco desse patimonio rico em belezas naturais, compreenderão que hánecessidade de conservar e proteger o pantanal.
http://www.pantanal.8m.com/aspger.html
http://www.planetapantanal.com/o_pantanal.php?id=63…