Artigo pronto hosana

Artigo pronto hosana

?
OS MEDICAMENTOS DISTRIBUIDOS PELOS PROGRAMAS DE SAÚDE DA FAMÍLIA E OS BENEFÍCIOS À POPULAÇÃO
Aldrey Francielli Marcacini Macedo
Claudia Araújo da Silva
Hosana Alves de Oliveira Conejo1
RESUMO: Este artigo trata sobre a distribuição de medicamentos pelos programas da saúde da família e os benefícios à população. Assim, objetiva-se investigar se os medicamentos padrão dos PSFs sãodistribuídos de forma adequada à população cacerense e os cuidados com os prazos de validade; conhecer o papel do profissional responsável pelos medicamentos nos PSFs; identificar a demanda dos pacientes por tratamentos específicos, como diabetes, hipertensão e hanseníase; verificar como os pacientes recebem seus medicamentos nos PSFs; analisar como é realizado o controle de medicamentos nos PSFs; levantarinformações sobre os medicamentos distribuídos à população; conhecer as causas da falta de medicamentos no PSF. A metodologia de pesquisa é qualitativa por meio da qual se aplicou questionário com perguntas abertas a duas enfermeiras padrão que atuam em dois PSFs da cidade de Cáceres-MT. O estudo tem por base as contribuições teóricas de Sociologia da Saúde, Manual de Saúde Pública e SaúdeColetiva no Brasil. O estudo está fundamentado em autores como Marco Túlio Zanchi e Paulo Luiz Zugno (2012), Juan Stuardo Yaslle Rocha (2012), entre outros. O estudo visa contribuir com reflexões acerca da distribuição de medicamentos nos PSFs.
PALAVRAS-CHAVE: Saúde. Família. Economia.

1. Introdução
Os gastos em saúde e educação não são meras despesas de consumo, devendo ser reconhecidos como formasde investimento voltado ao capital humano (ZANCHI & ZUGNO, 2012, p. 187).
Diante do estudo no Curso de Farmácia, enquanto acadêmicas nos deparamos com várias pessoas moradoras da cidade de Cáceres-MT reclamando pela falta de medicamentos nos Postos de Programa de Saúde da Família (doravante PSF) e com notícias televisivas de que há remédios vencidos sendo jogados fora. Desta maneira resolvemosselecionar informações fundamentadas sobre os cuidados com o controle de vencimento e a distribuição dos medicamentos nos PSFs Acreditamos que estudos desta natureza devam partir da universidade, em especial, de cursos ligados á área da saúde como Farmácia.
Objetiva-se, portanto, conhecer o papel do profissional responsável pelos medicamentos nos PSFs; identificar a demanda dos pacientes portratamentos específicos, como diabetes, hipertensão e hanseníase; verificar como estes pacientes recebem seus medicamentos nos PSFs; analisar como é realizado o controle de medicamentos nos PSFs; levantar informações sobre os medicamentos distribuídos à população; Conhecer as causas da falta de medicamentos no PSF.
A metodologia de pesquisa é a qualitativa, pois enfatiza as especificidades de um fenômenoem termos de suas origens e de sua razão de ser (HAGHETTE, 2003). Realizou-se o levantamento de dados por meio da aplicação de um questionário com perguntas abertas direcionadas a duas enfermeiras padrão que atuam nos PSFs localizados na cidade de Cáceres-MT, tendo assim uma visão ampla do problema. Segundo Mansato e Santos (2014, p. 01), “o levantamento de dados para pesquisa quantitativa pormeio de questionários requer cuidado especial. Deve-se considerar que não basta apenas coletar respostas sobre questões de interesse, mas sim saber como analisá-las estatisticamente para validação dos resultados”.
O estudo está fundamentado em autores como Marco Túlio Zanchi e Paulo Luiz Zugno, Juan Stuardo Yaslle Rocha (2012), considerando que a saúde deve ser entendida pelas políticas públicascomo um investimento.

2. O que são Programas de Saúde da Família – PSFs
Os Programas de Saúde da Família surgiram na década de 90, no Brasil, apoiado pelo Ministério da Saúde, reflete a tendência de valorização da família na agenda das políticas sociais brasileiras. Não é um atendimento simplificado, pelo contrário, é uma expansão da atenção primária à saúde em direção à incorporação de…