APS 4SEMESTRE

APS 4SEMESTRE

Universidade Paulista – UNIP
Instituto de Ciências Sociais e Comunicação – ICSC
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
LOUIS DREYFES COMMODITIES S/A

SANTOS – SP
2014
HUGO HENRIQUE DOS SANTOS SOARES RA: T299160
LUISIS MAYRE CAETANO DA SILVA RA: B60GEH7
LUIZ ANTONIO DA COSTA RA: B727756

TITULO: LOUIS DREYFES COMMODITIES S/A

Atividades Práticas Supervisionadastrabalho apresentado como exigência para avaliação do segundo bimestre, em disciplina
do 4º semestre, do curso de Administração da Universidade Paulista,
Sob orientação da professora Ms. Nieves Orosa Vilariño Teixeira
4º semestre de 2014.

SANTOS – SP
2014
TEMA e ROTEIRO
APS – Atividades Práticas Supervisionadas – PIPA IV
4º/3º SEMESTRES 2014
Disciplina-Âncora: Gestão de PessoasDisciplina Complementar: Processos Organizacionais
TEMA/TÍTULO: Processo de análise de empresa de médio porte voltado para comercio de compra e venda de grãos e mercadorias diversas.

INTRODUÇÃO
Dentro do contexto da sociedade de hoje, não podemos deixar de considerar a mudança no conceito de organização, hoje as organizações são complexas estruturas produtivas, ao contrário do que aconteciahá algumas décadas, onde organização era entendida como uma estrutura fechada em que poucos indivíduos detinham o conhecimento e faziam os demais trabalhar sem muitos direitos para obter exclusivamente a lucratividade da empresa.
De qualquer maneira modo que se viva, nascemos em uma organização e seremos enterrados ou cremados por outra. Durante o tempo de vida, você e numerosas organizaçõesestabelecerão todo tipo de contato entre si. Esta é maneira moderna de viver. Dutra (2002, p. 100).
É visível que nascemos e morremos fazendo parte de organizações e que organizações são constituídas por pessoas e dependem da contribuição das mesmas para sobreviverem. Diante disto surge à necessidade das empresas tratarem seus recursos humanos com maior relevância, passando a vê-los com parceirospara atingir seus objetivos, como conceitua Chiavenato (2000). Dentro de uma abordagem mais ampla, as organizações são unidades sociais (ou agrupamentos humanos, intencionalmente constituídos e reconstruídos, a fim de atingir objetivos específicos. Isto significa que as organizações são propositada e planejadamente constituídas e elaboradas para atingir determinados objetivos, e também sãoreconstituídas, isto é, reestruturadas e redefinidas, na medida em que os objetivos são atingidos ou na medida em que se descobrem meios melhores para atingi-los com menor custo e menor esforço. Uma organização nunca constitui uma unidade pronta e acabada, mas um organismo vivo e sujeito a mudanças.
( Chiavenato, 2000, p. 31)

1- Revisão conceitual
Segundo Harrington (1993, p. 10), ?processo équalquer atividade que recebe uma entrada (input), agrega-lhe valor e gera uma saída (output) para um cliente interno ou externo. Os processos fazem para um cliente interno ou externo. Os processos fazem uso dos recursos da organização para gerar resultados concretos?. O processo de fabricação recebe como entrada uma solicitação do cliente e matéria prima, trabalha essa matéria-prima segundo asespecificações do produto e gera o produto solicitado pelo cliente.
De acordo com Hammer e Champy (1994), processo é um grupo de atividades realizadas numa seqüência lógica com o objetivo de produzir um bem, ou um serviço que tem valor para um grupo específico de clientes.
Davenport (1994) conceitua um processo como uma ordenação específica das atividades de trabalho no tempo e no espaço, com umcomeço, um fim, inputs e outputs claramente identificados. Segundo o autor, tais atividades são estruturadas com a finalidade de agregar valor aos inputs, resultando em um produto para um cliente. Na abordagem de Oliveira (1996), processo é um conjunto de atividades sequenciais que apresentam relação lógica entre si, com a finalidade de atender e, preferencialmente, suplantar as necessidades e…