Anatomia cerebelo e tronco encefalico

Anatomia cerebelo e tronco encefalico

? PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁSANATOFISIOLOGIA HUMANALocalização anatômica e função do cerebelo e do Troco encefálico:
Cerebelo
O cerebelo é um órgão do sistema nervoso que fica situado dorsalmente ao bulbo e a ponte,repousa sobre a fossa cerebelar do osso occipital e está separado do lobo occipital por uma prega da dura-máter denominada tenda do cerebelo. Liga-se à medula e ao bulbo pelo pedúnculo cerebelarinferior e à ponte e mesencéfalo pelos pedúnculos cerebelares médio e superior, respectivamente. O Cerebelo difere fundamentalmente do cérebro porque funciona sempre em nível involuntário e inconsciente,sendo sua função exclusivamente motora (equilíbrio e coordenação).
O cerebelo é responsável pela coordenação de postura quando em atividade (motora) ou em descanso , também pelos reflexos e movimentosvoluntários e age também no sistema muscular sendo responsável pelo tônus muscular. E para concluir é a região que capta os impulsos sensitivos das articulações, tendões, músculos, além de receptores doequilíbrio e visuais.
Troco encefálico
Fica entre a medula e o diencéfalo, situando-se ventralmente ao cerebelo. O tronco encefálico está bastante envolvido em atividades de ordens inferiores emédias – por exemplo, o movimento quase “automático” de varredura dos olhos enquanto observamos alguma coisa passar – e não em atividades superiores como o pensamento abstrato. Ele também é o lugar dosmecanismos de controle autônomo ou subconsciente, dos quais geralmente não temos consciência. Está dividido em 3 partes ;
Troco encefálico
1…