América Saga dos EUA

América Saga dos EUA

? UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL
PÓLO UNIVERSITÁRIO DA REGIÃO DAS HORTÊNCIAS
TEORIAS ORGANIZACIONAS I
Julia Arend Cavicchioni
Larissa Foss
Laura Zorzo Bastos
Roselaine Inez Filipiak

AMÉRICA, SAGA DOS EUA (Cap.8 Expansão)

Canela – RS
2015
Julia Arend Cavicchioni
Larissa Foss
LauraZorzo Bastos
Roselaine Inez Filipiak

AMÉRICA, SAGA DOS EUA (Cap.8 Expansão)

CANELA
2015
INTRODUÇÃO
A saga dos EUA teve como principal influências o petróleo o álcool a produção em massa e a cidade de Los Angeles . Foi Graças à descoberta dos irmãos Heil na cidade de Spindletop que os EUA se tornaram os maiores produtores depetróleo e mais ricos do Sec. XX, com o valor do petróleo inferior,Ford Conseguiu Criar uma linha de produção em massa tornando os carros da época os mais baratos do mundo. Com essa criação onde se locomover já não era mais problema foi àprincipal responsável pela formação dos subúrbios gigantes que mais tarde se tornaria a cidade de Los Angeles.

No início do século XX, a América mudade maneira extraordinária com a descoberta do petróleo, ou “ouro negro” como alguns, o chamavam, presente embaixo das terras do Texas (um território vasto e bastante antigo, não muito atualizado com as modernidades).
Para acender lampiões se utilizava o óleo de baleia, mas graças ao petróleo encontrado no fundo do oceano, foi possível substituí-lo e assim evitar a extinção das baleias. A partirde então o continente se expandiu e a dependência por esta nova descoberta permanece até os dias de hoje. De acordo H.W Brands( Universityof Texas) até a década de 1850 o petróleo tinha sido um incomodo para as pessoas. Quando estava a procura de água e encontravam petróleo se consideravam azaradas, mas com o desenvolvimento das estradas e a revolução industrial começaram a procurá-lo.
Osirmãos Heil foram os primeiros a conseguir extrair grande quantidade de petróleo nas terras do Texas. Eles não conheciam nada, nenhum tipo de máquina sofisticada ou como era dentro da terra, conheciam apenas a superfície. Também não sabiam exatamente onde tinha petróleo, visto que as decisões baseavam-se na intuição e no palpite.
Eles começaram a escavar em Spindletop, uma pequena colina a leste da cidadede Rilton, considerada um bom lugar se conseguissem perfurar as terras arenosas propicias para a criação de gado. Os irmãos acreditavam em uma tecnologia revolucionária para a época – um motor a vapor colocado junto a uma mangueira e outros ferros (chamado de lama), que ao descer com bastante força iria bater nas roxas, quebrando até encontrar o petróleo. No entanto extraí-lo era um serviçobastante perigoso, pois quanto mais cavavam mais corriam o risco de encontrar gás ocasionando explosões. Para evitar esses acidentes os irmãos Heils passaram a colocar lama nas paredes da perfuração para segurar e deixar firme, para isso usaram água terra e um rebanho de gado. O resultado positivo foi tão significativo que é utilizado até hoje pelos petrolíferos do mundo inteiro.
Os exploradores recebiamseis dólares e meio por metro de perfuração, um investimento muito alto que acabava por exigir mais resultado dos Heils. Quando chegaram ao que procuravam foi encontrado uma quantidade significativa que superou as expectativas e em um ano diminuiu o preço do barril, triplicou sua produção e aumentou sua utilização.
Com um valor bem mais acessível, a gasolina pode estar presente no dia a dia dapopulação.
Foi então que Hery Ford apareceu, produzindo carros com um baixo valor produtivo, de modo a utilizar uma linha de produção com peças iguais, em grade escala. Para conseguir o que queria, fez com que cada trabalhador tivesse sua própria tarefa sem ao menos ter contato com os demais processos, o trabalho passa a ser simplificado e utilizado por todos os fabricantes, Hery Ford também…