2 Ditadura Contra

2 Ditadura Contra

?Contra a ditadura
1. Tortura e ausência de direitos humanos
As torturas e assassinatos foram a marca mais violenta do período da ditadura. Pensar em direitos humanos era apenas um sonho.
Asrestrições às liberdades e à participação política reduziram a capacidade cidadã de atuar na esfera pública e empobreceram a circulação de ideias no país
2. Censura e ataque à imprensa
Os militarescriaram o “Conselho Superior de Censura”, que fiscalizava e enviava ao Tribunal da Censura os jornalistas e meios de comunicação que burlassem as regras. Os que não seguissem as regras e ousassem fazercríticas ao país, sofriam retaliação –cunhou-se até o slogan “Brasil, ame-o ou deixe-o.
3. Amazônia e índios sob risco
No governo militar, teve início um processo amplo de devastação da Amazônia ecomeçou o desmatamento e muitos dos que se opuseram morreram.
4. Baixa representação política e sindical
Um dos primeiros direitos outorgados aos militares na ditadura foi a possibilidade do governosuspender os direitos políticos do cidadão. Em outubro de 1965, o Ato Institucional número 2 acabou com o multipartidarismo e autorizou a existência de apenas dois: a Arena, dos governistas, e o MDB, daoposição.
5. Saúde pública fragilizada
Se a saúde pública hoje está longe do ideal, ela ainda era mais restrita no regime militar. O Inamps (Instituto Nacional de Assistência Médica da PrevidênciaSocial) era responsável pelo atendimento, com seus hospitais, mas era exclusivo aos trabalhadores formais. “A imensa maioria da população não tinha acesso”
6. Linha dura na educação
A educaçãobrasileira passou por mudanças intensas na ditadura
7. Corrupção e falta de transparência
No período da ditadura, era praticamente impossível imaginar a sociedade civil organizada atuando para controlargastos ou denunciando corrupção. Não havia conselhos fiscalizatórios e, com a dissolução do Congresso Nacional, as contas públicas não eram analisadas, nem havia publicidade dos gastos públicos, como…